O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou uma propaganda do governo que utilizava a foto de um homem negro sem dentes e determinou que o material fosse descartado. A peça foi produzida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover o Brasil em um evento do agronegócio na Alemanha, mas Lula não informou quando o episódio ocorreu.
A declaração foi feita na última quinta-feira (21), durante uma cerimônia em Sorocaba (SP), onde o presidente entregou 400 unidades odontológicas móveis. No discurso, Lula afirmou que o episódio o levou a criar o programa “Brasil Sorridente”, lançado em 2004 para ampliar o acesso da população a tratamentos dentários.
“No meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo. […] E do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, relatou Lula.
O presidente disse que, ao ver a publicação, chamou o então ministro responsável e cobrou explicações sobre a escolha da imagem.
“Perguntei: ‘escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro”, afirmou.
As falas de Lula foram vistas pela oposição com cunho racista, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que afirmou que, se fosse durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já teria mandado judicial para se explicar.
“Fala absurdamente racista do Lula. Agora imagine se fosse o Bolsonaro a falar muito menos que isso? Com certeza um certo ministro iria proferir decisão mandando se explicar em 24h. Absurdo”, disparou.
Crítica semelhante foi feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que afirmou que “a cada dia que passa, fica mais evidente que Lula não passa de uma fraude. Já pensou se fosse o Bolsonaro”, questionou.
O deputado estadual paulista Guto Zacarias (União-SP) reforçou que essa foi “mais uma fala racista do Lula” que, na visão dele, “o movimento negro brasileiro vai passar pano e dizer que foi ‘tirada de contexto’”.
“Um país não é bonito por seus dentes brancos, mas por sua justiça, honestidade, amor e liberdade. É com essa imagem do Brasil que Lula deveria se preocupar”, pontuou o ex-procurador federal e ex-deputado Deltan Dallagnol.