Militantes da Frente Povo Sem Medo ocuparam, nest quinta-feira (3), o edifício Faria Lima 3500, sede do banco Itaú BBA, em São Paulo, em protesto pela taxação dos chamados “super-ricos”. O ato foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública do estado.
Os manifestantes estenderam faixas e cartazes com mensagens como “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super-ricos já!”. O movimento afirma que a ação tem o objetivo de pressionar o Congresso Nacional para aprovar medidas que incluam os milionários na cobrança efetiva do Imposto de Renda.
A Frente Povo Sem Medo destacou, em comunicado, que o protesto também cobra maior participação popular no orçamento público. “É um recado ao Congresso e aos super-ricos: queremos os milionários no Imposto de Renda e o povo no orçamento”, diz o texto.
O debate sobre taxação das grandes fortunas e dos mais ricos é uma das bandeiras defendidas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para aumentar a arrecadação e equilibrar as contas públicas. Está em tramitação no Congresso uma proposta que isenta o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a tributação para os mais ricos.
Além da ocupação desta quinta, a Frente Povo Sem Medo convocou para o próximo dia 10 de julho uma manifestação na Avenida Paulista, também em São Paulo, contra o que classificam como “Congresso inimigo do povo”.