Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde amplia estoque de antídotos contra intoxicação por metanol no país

Por: Redação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (4) a ampliação do estoque de antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol, após o aumento de casos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país.

Segundo o Ministério da Saúde, já são 127 casos registrados em 12 estados, sendo 116 suspeitos e 11 confirmados, com cinco mortes até o momento.

De acordo com Padilha, o tratamento é feito com etanol farmacêutico e fomepizol, substâncias que bloqueiam os efeitos tóxicos do metanol no organismo. “Já tínhamos adquirido 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico para manter um estoque estratégico. Agora, compramos mais 12 mil ampolas, que chegam na próxima semana”, afirmou o ministro durante agenda em Teresina (PI).

Além disso, o governo federal fechou a compra de 2,5 mil ampolas de fomepizol de um fornecedor do Japão, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O medicamento será distribuído aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica dos estados.

Padilha também reforçou o alerta à população para evitar o consumo de bebidas destiladas, especialmente aquelas com tampa de rosca, que têm sido associadas aos casos de contaminação. “Estamos falando de um produto que é de lazer. Nesse momento, evite ingerir bebidas destiladas cuja origem não seja confiável”, alertou.

O ministro orientou ainda que comerciantes verifiquem a procedência das bebidas adquiridas de fornecedores, garantindo certificação de origem.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento nas notificações de intoxicação está ligado à recomendação para que profissionais de saúde notifiquem imediatamente qualquer suspeita clínica. A medida, além de agilizar o tratamento, auxilia nas investigações policiais conduzidas pela Polícia Civil e Polícia Federal para identificar a origem das bebidas adulteradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.