Horas depois de ser alvo da Lei Magnitsky, uma das sanções mais duras aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apareceu em público fazendo um gesto obsceno durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, na noite desta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo.
O ministro, torcedor declarado do Corinthians, assistia à partida das oitavas de final da Copa do Brasil ao lado da esposa. Ao notar olhares e registros do público, ele acenou, sorriu e, em seguida, mostrou o dedo médio, gesto considerado obsceno. A cena foi registrada por fotógrafos e publicada pelo jornal Estadão. Não há informações sobre o contexto do gesto do ministro.
A atitude de Moraes ocorre em meio à repercussão internacional de sua inclusão na lista de sanções da Lei Magnitsky, adotada pelo Departamento do Tesouro dos EUA. A medida bloqueia eventuais contas e bens do ministro em território americano, além de impedir sua entrada no país. Segundo o Tesouro, Moraes é responsabilizado por supostas violações de direitos humanos e perseguição a opositores políticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.