O governo federal autorizou, nesta quarta-feira (28), a transferência de dez presos ligados à facção Comando Vermelho (CV) das penitenciárias do Rio de Janeiro para presídios federais de segurança máxima. A decisão foi tomada após uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, convocada em resposta à megaoperação policial no Complexo da Penha, que deixou quase 130 mortos e mais de 100 presos.
Segundo o Planalto, o pedido de transferência partiu do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e foi encaminhado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que consultou o Ministério da Justiça e Segurança Pública antes de autorizar a medida.
O Brasil possui cinco presídios federais de segurança máxima, localizados em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
Ainda não há confirmação oficial de quais unidades receberão os detentos, mas Mossoró é uma das possibilidades. O presídio federal do município potiguar ficou em evidência em fevereiro deste ano, após registrar a primeira fuga da história do sistema prisional federal.





