Com foco na conscientização contra a soltura de fogos de artifício com barulho, a Prefeitura de Mossoró lançou neste domingo (1º) a terceira edição da campanha “São João sem Rojão”. A ação, liderada pela primeira-dama Cínthia Pinheiro, percorreu o Corredor Cultural durante o programa “Viva Rio Branco”, com distribuição de panfletos e botons informativos.
A campanha alerta para os impactos negativos dos fogos ruidosos, especialmente em pessoas com autismo, idosos, cardíacos e animais. “Essa campanha está consolidada e precisa se intensificar nesse período junino. É uma questão de saúde pública e de respeito”, afirmou Cínthia.
O secretário de Saúde, Almir Mariano, reforçou a importância da ação. “A gente quer um São João seguro, sem prejuízos a quem sofre com o barulho. Isso inclui idosos, autistas e animais. É uma proteção para todos.”
A lei municipal 6.692/2022 proíbe a soltura de fogos com estampido em Mossoró. E mesmo quem visita a cidade aprova a iniciativa. Letícia Andrade, moradora da Paraíba, elogiou a medida. “É uma lei muito bacana. Em Santa Cruz, minha cidade, isso ainda não existe.”
Casos como o da comerciante Grazielle Melo, que perdeu sua cadela por estresse causado pelos fogos, mostram a urgência do tema. “Foi muito doloroso. Apoio totalmente essa causa, pois sei o que passei.”
A secretária de Cultura, Janaína Holanda, resumiu o propósito da campanha: “A inclusão passa por cuidar das pessoas e dos animais. Mossoró mostra que é possível festejar com empatia.”