Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oposição assume comando de CPMI que vai investigar descontos ilegais no INSS

Por: Redação

Dois parlamentares da oposição foram eleitos para os principais cargos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) será o presidente, enquanto o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) assumirá a relatoria.

A escolha surpreendeu. Viana venceu o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por 17 votos a 14. Aziz era considerado favorito para comandar os trabalhos. Após a vitória, Viana prometeu atuar com “responsabilidade e independência” e indicou Gaspar para relatar o caso, garantindo à oposição os dois principais postos da comissão.

Fraude atinge 3,2 milhões de beneficiários

A CPMI vai apurar um esquema que, segundo a Polícia Federal, realizou descontos ilegais nos contracheques de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas entre março de 2020 e março de 2025. As investigações apontam que entidades criadas como empresas de fachada foram utilizadas para aplicar as fraudes por meio de laranjas. Até o momento, oito pessoas foram presas.

INSS está devolvendo os valores descontados indevidamente, por meio de um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Podem aderir ao acordo todos os beneficiários que contestaram os descontos e não obtiveram resposta das entidades responsáveis no prazo de 15 dias úteis.

A adesão pode ser feita até 14 de novembro pelo aplicativo Meu INSS, na central 135 ou em agências dos Correios. Até agora, 1,8 milhão de pessoas, cerca de 75% dos aptos, já formalizaram a participação. A expectativa é que 99% dos beneficiários recebam os valores até a próxima segunda-feira (18).

Mais de 600 mil aposentados e pensionistas ainda não aderiram ao acordo sobre descontos no INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.