A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo o reforço no policiamento nas proximidades da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.
O posicionamento foi dado após Moraes receber uma cópia do pedido inicial encaminhado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. Segundo o parlamentar, a medida é necessária para garantir a “aplicação da lei penal”.
No documento, a PGR afirma que a PF pode intensificar a vigilância na região. “Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, diz o parecer.
Julgamento marcado
Bolsonaro e mais sete aliados, réus do núcleo 1 da chamada “trama golpista”, serão julgados na próxima terça-feira, 2 de setembro, pela Primeira Turma do STF.
O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início deste mês, com uso de tornozeleira eletrônica, após Alexandre de Moraes considerar que ele violou medidas cautelares ao utilizar redes sociais de terceiros.
Na semana passada, a Polícia Federal encontrou, em outro inquérito, um documento de solicitação de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei. O arquivo estava salvo no celular de Bolsonaro desde 2024.
A defesa do ex-presidente afirmou que o material se tratava apenas de um “rascunho” e negou qualquer tentativa de fuga do país.