A audiência pública sobre inclusão realizada nesta quarta-feira (9), foi marcada não apenas por debates sobre políticas educacionais inclusivas, mas também por manifestações de protesto contra o abando das escolas estaduais em Mossoró. Cartazes exibidos por participantes criticavam duramente a governadora Fátima Bezerra (PT) e denunciavam o estado de abandono de escolas da rede estadual de ensino.
“Governadora Fátima, escolas caindo aos pedaços não ensina”, dizia um dos cartazes. Um vídeo publicado pelo Mossoró Notícias nesta semana, mostra a precariedade da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, localizada no bairro Abolição IV.
A unidade escolar está com as obras de reforma paralisadas há meses. Enquanto isso, os alunos foram transferidos para um anexo do CAIC, que, segundo pais e educadores, não oferece estrutura mínima adequada para receber os estudantes.
Outro cartaz exibido durante a audiência sintetizou a insatisfação: “A pior educação é do Estado: sem inclusão, sem estrutura, sem respeito. Pior governadora”.