Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Será que a comida é saudável? Me socorra, nutri!

Por: Redação

Olá pessoal! Como vocês estão? Hoje vou falar de algo bastante simples, mas um pouco complexo rs. Várias pessoas me perguntam sobre alimentos diet: eles são saudáveis? Aquela tal bolacha pode? E aquela nova pipoca saudável?

É algo bem delicado, mas vamos lá: simplificando, pergunte primeiro a si mesmo qual é seu objetivo. Seria perder peso? Manter uma alimentação equilibrada? Saudável? Vou ser bem firme na resposta: caso seu objetivo esteja na linha de pensamento onde ser saudável é prioridade, faça um favor a si mesmo e CORRA dos industrializados/ultraprocessados.

Mas como posso sair deles se eles me rodeiam no supermercado? Simples: fazendo escolhas melhores. Para uma vida mais saudável, o ideal é alimentar-se do alimento in natura, ou seja, o alimento mais natural possível.

Deixarei aqui umas dicas sensacionais para você seguir na hora de escolher o melhor alimento para a sua rotina. Anota aí:

1 – PREFIRA O ALIMENTO NATURAL

Você gosta de abacaxi? Laranja? Comece optando pela fruta, ou seja, saboreando-a. O suco de laranja é conhecido por ser emagrecedor, não é? Aí é que está: quando fazemos o suco da fruta, perdemos um pouco de suas fibras e mantemos mais ainda o açúcar da fruta concentrado (frutose), fazendo assim você ingerir mais açúcar. Ou seja, se o objetivo é emagrecer… moderar é essencial.

2 – BARRA DE CEREAL

Aí vai alguns pontos a serem observados na hora da compra da queridinha:

  1. O açúcar/adoçante devem ser os últimos ingredientes
  2. Se for adoçado, que seja com Mel
  3. Não escolher barrinhas com recheio
  4. Escolha as que tenham no mínimo 3g de fibras
  5. Não escolha pelo marketing

3 – OBSERVAR OS INGREDIENTES

Mas o que isso interfere se o alimento é saudável ou não? Bom, pegue qualquer alimento na sua casa agora (pão, bolacha…) e observe os ingredientes. O pão, por exemplo, é realmente de forma integral? Para ele ser integral, a farinha de trigo integral tem que ser o primeiro ingrediente. Então? É integral? Hum… tem muita propaganda enganando por aí, não é?

O primeiro ingrediente é que vem em maiores quantidades, o segundo com menos quantidade e assim sucessivamente. Seguindo essa mesma linha de pensamento, se o alimento é integral, consequentemente a farinha integral tem que ser o primeiro da lista, certo?

Agora vamos às dicas GERAIS;

  1. Descarte o alimento se nos ingredientes conter: xarope de milho, açúcar, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, xarope de glicose, glicose… SÃO AÇÚCARES DISFARÇADOS, :X
  2. Se o alimento ou produto for de frutas, esse não deve ser o ultimo ingrediente;
  3. Evite os alimentos que contenham em sua lista de ingredientes: óleo de palma, vegetal, algodão, corante amarelo, hidrogenado.
  4. Opte por alimentos sem glúten, OU consuma o menos possível, pois ele piora a absorção de nutrientes, e está ligada ao ganho de gordura abdominal e de transtornos gastrointestinais;
  5. Vai comer fora em lugares que fazem alimentos “FIT”? Peça a lista de ingredientes, conheça o produto, a forma que eles fazem, pois não dá para falar, de modo especifico, se tal produto é saudável e se promete tudo aquilo que faz. Venhamos e convenhamos, melhor um produto feito com o menos açúcar possível e/ou que tenha farinha de aveia, do que optar por uma fritura ou doces em geral.

Gostaram da dica dessa semana? Não tenham medo, comente! Estou aberta sempre a sugestões. E se não quiser falar por aqui, o que acha de me enviar um e-mail (celinaavelinonutri@gmail.com)? Sempre que tenho um tempinho entre as consultas estou lendo o que me enviam por lá. Obrigada por acompanhar meu trabalho aqui e até a próxima quinta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Smartfit Mossoró

Últimas notícias

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.