Olá pessoal! Como vocês estão? Hoje vou falar de algo bastante simples, mas um pouco complexo rs. Várias pessoas me perguntam sobre alimentos diet: eles são saudáveis? Aquela tal bolacha pode? E aquela nova pipoca saudável?
É algo bem delicado, mas vamos lá: simplificando, pergunte primeiro a si mesmo qual é seu objetivo. Seria perder peso? Manter uma alimentação equilibrada? Saudável? Vou ser bem firme na resposta: caso seu objetivo esteja na linha de pensamento onde ser saudável é prioridade, faça um favor a si mesmo e CORRA dos industrializados/ultraprocessados.
Mas como posso sair deles se eles me rodeiam no supermercado? Simples: fazendo escolhas melhores. Para uma vida mais saudável, o ideal é alimentar-se do alimento in natura, ou seja, o alimento mais natural possível.
Deixarei aqui umas dicas sensacionais para você seguir na hora de escolher o melhor alimento para a sua rotina. Anota aí:
1 – PREFIRA O ALIMENTO NATURAL
Você gosta de abacaxi? Laranja? Comece optando pela fruta, ou seja, saboreando-a. O suco de laranja é conhecido por ser emagrecedor, não é? Aí é que está: quando fazemos o suco da fruta, perdemos um pouco de suas fibras e mantemos mais ainda o açúcar da fruta concentrado (frutose), fazendo assim você ingerir mais açúcar. Ou seja, se o objetivo é emagrecer… moderar é essencial.
2 – BARRA DE CEREAL
Aí vai alguns pontos a serem observados na hora da compra da queridinha:
- O açúcar/adoçante devem ser os últimos ingredientes
- Se for adoçado, que seja com Mel
- Não escolher barrinhas com recheio
- Escolha as que tenham no mínimo 3g de fibras
- Não escolha pelo marketing
3 – OBSERVAR OS INGREDIENTES
Mas o que isso interfere se o alimento é saudável ou não? Bom, pegue qualquer alimento na sua casa agora (pão, bolacha…) e observe os ingredientes. O pão, por exemplo, é realmente de forma integral? Para ele ser integral, a farinha de trigo integral tem que ser o primeiro ingrediente. Então? É integral? Hum… tem muita propaganda enganando por aí, não é?
O primeiro ingrediente é que vem em maiores quantidades, o segundo com menos quantidade e assim sucessivamente. Seguindo essa mesma linha de pensamento, se o alimento é integral, consequentemente a farinha integral tem que ser o primeiro da lista, certo?
Agora vamos às dicas GERAIS;
- Descarte o alimento se nos ingredientes conter: xarope de milho, açúcar, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, xarope de glicose, glicose… SÃO AÇÚCARES DISFARÇADOS, :X
- Se o alimento ou produto for de frutas, esse não deve ser o ultimo ingrediente;
- Evite os alimentos que contenham em sua lista de ingredientes: óleo de palma, vegetal, algodão, corante amarelo, hidrogenado.
- Opte por alimentos sem glúten, OU consuma o menos possível, pois ele piora a absorção de nutrientes, e está ligada ao ganho de gordura abdominal e de transtornos gastrointestinais;
- Vai comer fora em lugares que fazem alimentos “FIT”? Peça a lista de ingredientes, conheça o produto, a forma que eles fazem, pois não dá para falar, de modo especifico, se tal produto é saudável e se promete tudo aquilo que faz. Venhamos e convenhamos, melhor um produto feito com o menos açúcar possível e/ou que tenha farinha de aveia, do que optar por uma fritura ou doces em geral.
Gostaram da dica dessa semana? Não tenham medo, comente! Estou aberta sempre a sugestões. E se não quiser falar por aqui, o que acha de me enviar um e-mail (celinaavelinonutri@gmail.com)? Sempre que tenho um tempinho entre as consultas estou lendo o que me enviam por lá. Obrigada por acompanhar meu trabalho aqui e até a próxima quinta!