O ex-deputado federal e empresário salineiro Beto Rosado (PP) alertou nesta quinta-feira (10) para o impacto que a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode causar na economia do Rio Grande do Norte. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Beto destacou que grande parte do sal produzido no estado é exportada para o mercado norte-americano e poderá perder competitividade com o aumento da taxação.
“Isso tem um impacto muito grande na economia do Rio Grande do Norte. Nossa economia, que é lastreada na venda de sal marinho, será afetada diretamente. Cerca de 50% da nossa produção é exportada, e grande parte disso vai para os Estados Unidos. Agora, com essa tarifa, perderemos espaço para países como Chile, Egito e México”, afirmou Beto.
O ex-parlamentar pediu mobilização da classe política potiguar para tentar evitar prejuízos. “Precisamos que a nossa classe política se posicione para defender os interesses econômicos do Estado. Essa é uma luta de Estado, independente de bandeira partidária. Todos nós, cidadãos e políticos potiguares, devemos defender a saúde financeira do nosso RN”, declarou.
O aumento de tarifas anunciado por Trump foi atribuído, em carta enviada ao presidente Lula, como uma retaliação ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governo dos Estados Unidos ainda ameaçou impor uma segunda rodada de tarifas, também de 50%, caso o Brasil reaja com medidas semelhantes.