Um tornado atingiu o Paraná na noite desta sexta-feira (7), deixando ao menos cinco mortos e um rastro de destruição no interior do estado, segundo a Defesa Civil. Quatro mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Duas pessoas seguem desaparecidas.
Ao todo, 432 pessoas foram atendidas, nove em estado grave. Casas foram destruídas, árvores inteiras arrancadas e veículos tombaram com a força do vento.
Cidade colapsada
Rio Bonito do Iguaçu foi a mais atingida. Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, entre 80% e 90% do município foi destruído. Ainda não há número oficial de desabrigados.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) informou que o tornado foi classificado inicialmente como F2, com ventos de até 250 km/h. Há indícios de que a velocidade foi ainda maior, o que pode elevar a classificação para F3.
Equipes dos bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Saúde e Defesa Civil estão no local. Um hospital de campanha foi montado e cães farejadores auxiliam na busca por possíveis vítimas sob escombros.
O governador Ratinho Junior (PSD) lamentou as mortes e afirmou que o estado está em alerta permanente. Pelo menos 14 cidades do Paraná seguem em situação de emergência devido às tempestades registradas desde o início de novembro.
Vídeo: Alex Rafael Silvério









