O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) um cessar-fogo “completo e total” entre Israel e Irã, após 12 dias de intensos conflitos no Oriente Médio.
De acordo com a publicação de Trump na rede Truth Social, o acordo entrará em vigor em um processo escalonado nas próximas horas. “Oficialmente, o Irã iniciará o cessar-fogo e, na 12ª hora, Israel também iniciará o cessar-fogo. Na 24ª hora, o fim oficial da guerra de 12 dias será saudado pelo mundo”, escreveu Trump.
O presidente norte-americano parabenizou as duas nações pela “resistência, coragem e inteligência” ao chegarem a um entendimento. “Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, completou, encerrando com uma bênção aos países envolvidos e ao mundo.
Ataques e escalada do conflito
A trégua ocorre após uma sequência de ataques entre as nações e o envolvimento direto dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o Irã lançou mísseis contra a base militar norte-americana Al-Udeid, no Catar, em retaliação aos bombardeios realizados pelos EUA no sábado (21) contra três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.
O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã afirmou que o número de mísseis lançados foi equivalente ao número de bombas usadas pelos Estados Unidos nos ataques. Apesar da ofensiva, o alvo ficou distante de áreas urbanas no Catar, e o ataque não deixou vítimas, segundo as autoridades.
O conflito teve início no dia 13 de junho, quando Israel, acusando o Irã de estar próximo de construir uma arma nuclear, realizou um ataque surpresa ao território iraniano. O Irã, que nega o desenvolvimento de armas atômicas, afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos e que estava em negociações diplomáticas para garantir o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Entretanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vinha apontando irregularidades no programa iraniano, embora sem apresentar provas de que o país estivesse, de fato, produzindo armamentos nucleares.
Apesar de se opor ao programa nuclear iraniano, Israel historicamente mantém um programa nuclear secreto desde a década de 1950, com estimativas indicando a existência de ao menos 90 ogivas atômicas, segundo diversas fontes internacionais.
Com o cessar-fogo, Trump sinaliza o desejo de evitar o agravamento do conflito e buscar uma solução diplomática. “Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e Deus abençoe o mundo”, finalizou o presidente.