O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no domingo (2) que acredita que os dias de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela “estão contados”. A declaração foi dada durante entrevista à emissora americana CBS e divulgada em trecho publicado no perfil oficial do governo dos EUA no X (antigo Twitter).
Na entrevista, a repórter pergunta se Trump considera que Maduro está perto de deixar o poder. Ele responde: “Diria que sim, acho que sim”. Questionado se os Estados Unidos planejam ataques terrestres na Venezuela, o presidente evitou confirmar ou negar: “Não diria nem que sim nem que não”. Ao ser perguntado por que manteria esse tipo de informação em sigilo, respondeu: “Porque eu não contaria a uma repórter o que eu atacaria”.
Contexto das tensões
No mês passado, os Estados Unidos lançaram uma operação militar contra embarcações suspeitas de envolvimento com o narcotráfico no Caribe e no Pacífico Oriental. De acordo com autoridades americanas, mais de 60 pessoas morreram desde o início da ação.
A mobilização ocorreu dias depois de Washington acusar Nicolás Maduro de liderar cartéis de drogas e de utilizar o Estado venezuelano para atividades criminosas. Maduro nega as acusações e afirma que os Estados Unidos tentam promover uma mudança de governo para tomar o controle das riquezas naturais da Venezuela, como o petróleo.
Na última sexta-feira, Trump declarou que não planeja atacar militarmente a Venezuela.






