O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (24) que considera reduzir as tarifas comerciais impostas ao Brasil, desde que existam “circunstâncias certas” para isso. A declaração foi dada a jornalistas a bordo do avião presidencial Força Aérea Um, enquanto Trump viajava para a Malásia, onde participará de uma cúpula regional.
A fala ocorre em meio à expectativa de um possível encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a reunião de cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece na Malásia. Até o momento, o encontro entre os dois líderes ainda não foi confirmado oficialmente.
Mais cedo, durante entrevista coletiva em Jacarta, na Indonésia, Lula comentou sobre a possibilidade da reunião e afirmou que está aberto a discutir qualquer tema com o presidente norte-americano.
“A pauta pode versar sobre qualquer assunto, incluindo as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e as tensões entre EUA e Venezuela”, disse Lula antes de embarcar para a Malásia.
A possível aproximação entre os dois países ocorre em meio a um cenário de tensões diplomáticas envolvendo os Estados Unidos e a Venezuela, além de debates sobre políticas comerciais que impactam diretamente setores da economia brasileira.






