O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta segunda-feira (7) para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em publicação feita na Truth Social, plataforma que ele próprio criou, Trump acusou o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
“Algo terrível está acontecendo no Brasil em relação ao ex-presidente Bolsonaro. Ele não é culpado de nada. O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu Trump.
A fala gerou reação imediata do governo brasileiro. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou as declarações de Trump como uma tentativa de interferência indevida. “O presidente dos EUA deveria cuidar dos seus próprios problemas. Está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro”, afirmou.