A Universidade Federal Rural do Semi-Árido anunciou um concurso público com 24 vagas para a carreira de Professor do Magistério Superior. A remuneração pode chegar a 14.288,85 reais. As oportunidades abrangem diversas áreas do conhecimento, com lotações nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
As inscrições serão abertas na quarta-feira (26), e seguem até oito de janeiro de 2026. O processo será realizado exclusivamente pela internet. Segundo a Ufersa, este é o maior concurso para professor efetivo lançado pela instituição desde 2016.
A seleção terá quatro fases, entre eliminatórias e classificatórias: prova escrita, prova de aptidão didática, memorial e plano de trabalho, além de exame de títulos. As provas escritas serão aplicadas por grupos nos dias 15 de março e 26 de abril de 2026.
O edital reúne vagas para formações em áreas como Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Letras, Filosofia, Psicologia, Agronomia, Geotecnia, Matemática, Libras, Ecologia e Geoprocessamento, entre outras. As vagas são distribuídas entre regimes de trabalho de 20 horas, 40 horas e dedicação exclusiva.
O reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, afirmou que o edital é resultado de um esforço conjunto para suprir demandas da instituição e ampliar a oferta de cursos. Ele destacou que a universidade também deve publicar em breve um novo concurso para técnicos administrativos, após disponibilização de vagas pelo Ministério da Educação em outubro.
A relação completa das vagas, com formações exigidas e áreas específicas, está disponível no edital divulgado pela Ufersa.







