RN sinaliza diminuir intervalo entre doses da Pfizer para 21 dias

A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte sinalizou que pretende diminuir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer para 21 dias. A redução no tempo segue um novo direcionamento do Ministério da Saúde, que pretende agilizar a imunização para evitar a disseminação da variante Delta. Atualmente ela é aplicada com cerca de 3 meses de diferença. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima, a mudança no RN só será possível caso a pasta nacional envie lotes para essa segunda dose de forma antecipada. adSenseBoxX “O intervalo preconizado na bula da Pfizer é de 21 dias até três meses. A gente está utilizando o intervalo mais ampliado pela escassez de doses. O Ministério [da Saúde] sinalizou a diminuição, mas a gente vai aguardar. O Estado tem total interesse em realizar essa diminuição, exatamente por compreender que a população não teria uma proteção eficaz contra as novas variantes só com uma dose”, explicou. “Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar essas doses de forma antecipada, nós iremos antecipar a conclusão do esquema vacinal da Pfizer aqui no estado”, concluiu.
Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei Rouanet. A norma, publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, incentiva o desenvolvimento de projetos culturais no país capitalizando e distribuindo recursos para o setor cultural. “Assinamos o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura. O instrumento objetiva uma gestão eficiente, com controle de prestação de contas — e traz inédita valorização de Belas Artes e Arte Sacra”, comentou Bolsonaro. Além de incentivar às Belas Artes, envolvendo a arquitetura, pintura, escultura, música, dança, teatro e literatura, o programa terá um plano anual que será desenvolvido pela Secretaria especial de Cultura, chefiada hoje por Mario Frias. adSenseBoxX Entre os tipos de projetos listados como os que podem receber apoio do programa estão os que fomentam atividades culturais “com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade”. Também podem ser apoiados os que desenvolvem atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais que formam a economia da cultura. A lista inclui ainda iniciativas que promovam a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras no exterior, assim como o intercâmbio cultural com outros países. Ações com vistas a valorizar artistas, mestres de culturas tradicionais, técnicos e estudiosos da cultura brasileira, também são elegíveis. O Pronac prevê ainda apoio as atividades culturais de caráter sacro, clássico e de preservação e restauro de patrimônio histórico material, tombados ou não. Também pode ser acionado para impulsionar festejos, eventos e expressões artístico-culturais tradicionais, além daquelas já tombadas como patrimônio cultural imaterial. A Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo poderá escolher, mediante processo público de seleção, os programas, projetos e ações culturais a serem financiados e poderá designar comitês técnicos para essa finalidade. adSenseBoxX Recursos Segundo o decreto, o montante dos recursos destinados aos processos públicos de seleção e a sua respectiva distribuição serão definidos pelo ministro do Turismo e publicado no Diário Oficial da União, com base em proposta elaborada pelo Secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo, observado o estabelecido no plano anual do Pronac. As empresas patrocinadoras interessadas em aderir aos processos seletivos promovidos pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo deverão informar, previamente, o volume de recursos que pretendem investir, bem como sua área de interesse, respeitados o montante e a distribuição dos recursos definidos pela Secretaria Especial.
Covid-19: RN recebe 75 mil doses e aguarda lote com mais 69 mil nesta terça-feira

O Rio Grande do Norte recebeu nesta terça-feira (27), um lote com 75.500 doses de vacinas contra a Covid-19. Do total de doses desembarcadas, 58.700 são de Coronavac/Butantan e 16.800 de AstraZeneca/Oxford. adSenseBoxX A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) espera a chegada de mais 69 mil doses de Astrazeneca até o fim do dia. A Sesap aguarda também o recebimento de 35.100 doses da Pfizer nesta quarta-feira (28).
Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu cautelarmente a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin, usada contra a covid-19. A decisão foi tomada hoje (27), em Brasília, de forma unânime pela diretoria colegiada da agência. A solicitação de importação foi feita pelo Ministério da Saúde. Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada após ter sido comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech que “a Precisa Medicamentos não possui mais autorização para representar a Bharat, fabricante da vacina Covaxin no Brasil”. adSenseBoxX Segurança jurídica e técnica Ainda segundo a agência, a medida prevalecerá até que “sobrevenham novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica” da manutenção da deliberação que autorizou a importação. Relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos disse que a perda de legitimidade da Precisa Medicamentos para atuar junto à Anvisa pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação. “A decisão levou em conta ainda notícias de que documentos ilegítimos podem ter sido juntados ao processo de importação, o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada na população nacional”, concluiu a Anvisa.
Saiba como consultar através do Whatsapp se o CPF está negativado

Uma empresa especializada no Rio Grande do Norte está realizando uma ação para facilitar os consumidores que estão com o nome negativado. A iniciativa foi criada para ajudar as pessoas que sofreram mais pesadamente os efeitos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. Para participar, os interessados em consultar e quitar suas dívidas podem se comunicar pelo Whatsapp, através do link (clique aqui). Todos esses canais contam com as mesmas condições de consulta e quitação.
Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil. Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil. As informações são do G1. “Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, escreveu Nogueira em uma rede social. adSenseBoxX Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão. A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro de se fortalecer politicamente. O presidente tenta estreitar seus laços com o grupo, fundamental para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação do governo com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto. A Casa Civil é um dos mais importantes ministérios da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.
Da tampa de isopor ao ouro olímpico, a longa jornada de Ãtalo Ferreira

Primeiro campeão olímpico no surfe, o brasileiro Ãtalo Ferreira completou uma jornada incrível na modalidade, desde que começou a surfar na tampa de isopor do pai no Rio Grande do Norte até a conquista da medalha de ouro nos Jogos de Tóquio. O atleta de 27 anos se interessou pelo surfe pequeno, na cidade litorânea de Baía Formosa (RN), onde cresceu, começando a pegar ondas na tampa de isopor do pai pescador e progredindo para pranchas emprestadas de seus primos antes de ser descoberto aos 12 anos. adSenseBoxX Ele derrotou o japonês Kanoa Igarashi nesta terça-feira (27), em evento transmitido no mundo todo, para se tornar o primeiro campeão olímpico do surfe, modalidade que fez em Tóquio sua estreia em Jogos Olímpicos. Quando a sirene soou para sinalizar o fim da competição, ele apontou para o céu, completando uma incrível jornada desde sua humilde cidade natal de cerca de 10 mil habitantes. “Acho que tenho uma grande história. Comecei a surfar em uma tampa de isopor. Depois disso, tive minha primeira prancha e venci meu primeiro campeonato. Tenho muita paixão pelo esporte e comecei para fazer história”, disse Ãtalo Ferreira em entrevista coletiva. O brasileiro ganhou duas etapas no Mundial de juniores em 2011, antes de vencer o Campeonato Brasileiro e se classificar para o Campeonato Mundial pela primeira vez em 2014. Em 2019, sagrou-se campeão da World Surf League (WSL), o maior campeonato mundial de surfe. adSenseBoxX “Fico muito orgulhoso de ter crescido em lugar onde tive ótimas pessoas comigo, todas as pessoas me deram muito apoio para estar aqui, acreditaram em mim e isso me ajudou e me motivou muito”, acrescentou. Ãtalo Ferreira abriu caminho nas ondas da Praia de Surfe de Tsurigasaki com um estilo agressivo e impressionando os juízes ao longo de três dias de competição. Quando a escuridão já tomava a praia, ele foi questionado se tinha uma mensagem para os fãs de esportes assistindo ao surfe pela primeira vez. “Só quero dizer – o surfe pode mudar sua vida”, sorriu Ãtalo, com a medalha de ouro olímpica brilhando em seu pescoço.opical Nepartak.
Polícia Legislativa diz que ninguém suspeito entrou na casa de Hasselmann

De acordo com as investigações da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, a análise das imagens do prédio da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), apontaram que na noite em que a parlamentar foi agredida, ninguém suspeito entrou no apartamento. A informação é do jornal O Globo. Na última quinta-feira (25), a parlamentar relatou que se recupera de cinco fraturas no rosto e uma na costela, além de cortes pelo corpo, depois de ter supostamente sofrido um ataque em casa. Ela afirma ter sido vítima de violência enquanto estava no próprio apartamento. adSenseBoxX Joice suspeita que uma terceira pessoa tenha entrado no apartamento, onde ela estava com o marido, e cometido as agressões. A análise das imagens, contudo, não mostrou a entrada de ninguém suspeito. Os agentes investigaram as imagens não só da noite da agressão, um domingo (18), mas também, as imagens de dias anteriores ao que Joice chama de “atentado”. A Polícia Legislativa emitirá um laudo com as informações detalhadas. Segundo revelou a coluna do Guilherme Amado, os investigadores também buscam imagens das câmeras dos prédios do entorno do edifício funcional em que vive Joice Hasselmann. Eles querem analisar, também, as imagens dos prédios vizinhos, para saber se há outras pessoas aproximando-se do edifício em que Hasselmann reside.
Covid-19: Mossoró não pode realizar ou autorizar eventos com até 150 pessoas

A situação da pandemia em Mossoró, ainda não permite que o município conceda a liberação dos eventos com até 150 pessoas. Eventos de massa foram autorizados pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (23), porém, apenas os municípios com situação epidemiológica favorável podem realizar ou liberar tais eventos. Para que eventos de massa sejam retomados em Mossoró, o município precisa estar com risco baixo ou moderado no indicador composto que analisa os dados da pandemia. O indicador leva em conta o panorama da epidemia e a capacidade de resposta do poder público. adSenseBoxX Os parâmetros são definidos da seguinte forma: Nível 1: Risco Baixo (verde claro); Nível 2: Risco Moderado (verde escuro); Nível 3: Risco Médio (amarelo); Nível 4: Risco Alto (laranja); Nível 5: Risco Extremo (vermelha) A liberação dos eventos só é possível para as cidades que apresentam as cores verde claro ou verde escuro. Mossoró, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), assim como Natal e Parnamirim apresenta risco médio. Desta maneira, os grandes eventos não podem ser realizados. Logo, os cuidados com higiene, distanciamento e utilização de máscaras seguem em vigor.
Potiguar Ãtalo Ferreira conquista primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas

Ãtalo Ferreira é o primeiro campeão olímpico da história do surfe. O brasileiro alcançou o feito na madrugada desta terça-feira e levou a medalha de ouro ao superar o japonês Kanoa Igarashi na final da modalidade nas Olimpíadas de 2020, realizada na praia de Tsurigasaki, por 15,14 a 6,60, concluindo uma participação praticamente perfeita na disputa. Na bateria decisiva, deu um show de manobras, mesmo após ter sua prancha quebrada logo no começo da bateria. adSenseBoxX A conquista faz Ãtalo se consolidar como um dos grandes nomes da história do surfe na atualidade. Afinal, além de ser o primeiro medalhista olímpico de ouro da modalidade, também é o último campeão mundial, em conquista assegurada em 2019 – em função da pandemia do coronavírus, o campeonato não foi realizado no ano passado. Gabriel Medina, outro brasileiro candidato ao pódio, ficou sem medalha depois de perder para Igarashi na semifinal e para o australiano Owen Wright na disputa pelo bronze.