Rio Grande do Norte registra 27 mil casos prováveis de dengue em 2022, diz Sesap

O Rio Grande do Norte registrou 27.252 casos prováveis de dengue entre janeiro e o dia 18 de junho deste ano. As informações são do G1. É o que aponta o boletim epidemiológico mais recente das arboviroses, que foi publicado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com a pasta, há 4.614 casos confirmados da doença no estado e os casos suspeitos são 30.850 neste período. Além disso, outros 3.598 foram considerados descartados. O boletim aponta ainda dois óbitos confirmados pela doença e 19 em processo de investigação. A incidência por 100 mil habitantes é de 765,31 casos prováveis. Em maio, o governo do RN decretou situação de emergência por conta do aumento dos casos de dengue e outras arboviroses. adSenseBoxX Chikungunya Quanto à chikungunya, o boletim aponta 10.559 casos suspeitos da doença, com 1.634 casos confirmados, 9.146 casos prováveis e 1.413 descartados. Nenhum óbito foi confirmado pela doença até 18 de junho, e três estão em processo de investigação. A incidência por 100 mil habitantes é de 256,84 casos prováveis. Zika O boletim epidemiológica aponta ainda que a zika teve 3.673 casos suspeitos, sendo confirmados 232 casos, 3.002 casos considerados prováveis, 671 descartados e nenhum óbito. A incidência foi de 84,30 casos prováveis por 100 mil habitantes. Com relação a casos de zika em gestante, houve 10 casos confirmados em 2022, por critério laboratorial. De acordo com a Sesap, o quantitativo de casos de zika em gestantes é destacado na análise do cenário epidemiológico, devido à capacidade do zika vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado.
Homem é morto a tiros no bairro Abolição I, em Mossoró

Um homem foi morto a tiros no início da noite desta quinta-feira (30), em Mossoró. O crime aconteceu na rua Prudente de Morais, no bairro Abolição I. Segundo a Polícia Militar, Paulo Henrique da Silva Moura, trafegava em uma motocicleta quando foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A motivação do crime ainda é desconhecida. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios.
Allyson vira alvo de investigação por improbidade no Mossoró Cidade Junina

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), virou alvo de investigação por improbidade administrativa em atos de promoção pessoal durante a edição do Mossoró Cidade Junina 2022. A 19ª Promotoria do Patrimônio Público quer saber se as exibições do prefeito no palco do evento se configuram em crime de promoção pessoal a partir da coisa pública. Além citações constantes através de “alôs”, Allyson usou o palco principal do evento para discursar e cantar com alguns artistas. Na última semana do evento, o Ministério Público do Rio Grande do Norte, recomendou que Allyson “se abstivesse de discursar durante os shows ou nos intervalos das apresentações musicais, em qualquer palco e/ou polo do evento”. adSenseBoxX A promotora Patrícia Antunes Martins, alertou que o princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa. Na recomendação, a promotora ressaltou que esta norma foi reproduzida na Lei Orgânica do Município de Mossoró, notadamente no seu Artigo 17, XII, que dispõe: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes do Município de Mossoró, obedece aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…) XXII – A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.”
Presidenciável André Janones desembarca em Mossoró

O presidenciável André Janones (Avante) desembarcou na tarde desta quinta-feira (30), no Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró. Janones foi recepcionado pelo pré-candidato a deputado estadual, Jorge do Rosário (Avante). adSenseBoxX Em Mossoró, Janones participa do Encontro Estadual do Avante. O evento acontece às 19h no Hotel Villa Oeste. O evento lançará as nominatas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal. O avante tem como meta para 2022 eleger dois deputados estaduais e um federal. Na ocasião, o engenheiro Jorge do Rosário lançará sua pré-candidatura a deputado estadual e assumirá a presidência do Avante no Rio Grande do Norte.
Caixa diz que Corregedoria investiga denúncias de assédio desde maio

A Caixa se manifestou na noite de ontem (29) sobre as denúncias de assédio na instituição. Em nota, o banco público afirmou que “repudia qualquer tipo de assédio” e que há investigação em curso para apurar os casos. “A investigação corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria, motivo pelo qual não era de conhecimento das outras áreas do banco”, diz o texto. A apuração foi iniciada em maio, de acordo com o comunicado. Segundo a Caixa, diligências foram realizadas para colher provas e materiais que estão sendo avaliados. A instituição informou que toda a investigação é conduzida por um órgão externo, o que “garante a transparência, segurança e proteção para denunciantes.” adSenseBoxX A nota afirma ainda que “eventuais novas informações serão imediatamente integradas ao procedimento de apuração.” Pedro Guimarães oficializou ontem o pedido de demissão do cargo. Em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, ele rebateu as denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da instituição e alegou inocência. A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, foi nomeada como nova presidente da Caixa.
Gusttavo Lima fará show em Mossoró no mês de agosto

Após três anos, o cantor Gusttavo Lima voltará a Mossoró. O show está marcado para o dia 26 de agosto na Arena do Partage Shopping. Até o momento apenas local e data foram confirmados. “Vendas em breve”, disse um dos organizadores do evento. A última vez que o cantor esteve em Mossoró foi em outubro de 2019, quando participou do evento “O embaixador e o comandante”, também no Partage Shopping.
Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chega a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A secretaria confirmou ontem o sexto caso no estado. Agora, são cinco ocorrências na capital e uma na cidade de Maricá, no Grande Rio. Já Minas Gerais confirmou o seu primeiro caso, um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso importado. adSenseBoxX “O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário”, informa a nota. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados. Somando-se os dois registros do Rio Grande do Sul e os do Rio e de Minas, o Brasil chega a 37 casos.
Vereadores cobram explicações para aditivo em obra já concluída em Mossoró

Na última terça-feira (28), em matéria exclusiva, o MN denunciou que a Prefeitura de Mossoró fez um aditivo de quase meio milhão de reais em uma obra já concluída. Nesta quarta-feira (29), vereadores repercutiram a matéria e pediram explicações por parte da gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Em pronunciamento na Câmara Municipal, a vereadora Marleide Cunha (PT) questionou: “Um aumento de 44% do valor original da obra. Precisamos de esclarecimentos. Quanto da obra foi feito até dezembro? Quanto foi feito de 2021 até agora? O memorial foi inaugurado antes do aditivo. O que não estava previsto para haver esse acréscimo?”. Outros vereadores, como Pablo Aires (PSB) e Isaac da Casca (MDB), reforçaram a cobrança e defenderam convite ao secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima, para explicar a situação à Câmara. adSenseBoxX O aditivo Em junho de 2021 o Memorial da Resistência recebeu mais de 977 mil reais para sua reforma, conforme as informações contidas no Jornal Oficial de Mossoró JOM (620, 28/06/2021), obra que foi executada conforme prazo estabelecido pelo órgão municipal. Em junho deste ano, (02/06/22) a prefeitura divulgou em seus canais de mídia a inauguração das praças do corredor cultural, incluindo o Memorial da Resistência. Porém, um dia antes da inauguração e com obra já concluída, a prefeitura realizou contrato aditivo em 01 de junho de 2022 para reforma do Memorial, no valor de 433.724,01 reais, sem justificativas sobre insuficiência de recursos ou pontos inacabados da obra. A informação foi publicada no JOM no dia 07 de junho de 2022.
Suspeito de praticar assalto é morto a tiros em Mossoró

Um homem identificado como Wanderson de Morais Carlos, de 21 anos, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (29), em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, Wanderson estava em uma moto que havia sido roubada no início da noite no bairro Abolição III. De acordo com a polícia, ele teria sido perseguido e morto a tiros quando fugia para o bairro Aeroporto II. O crime aconteceu na rua Isabel Maria da Conceição. adSenseBoxX A polícia acredita que após ser morto, Wanderson teve sua arma de fogo levada pelos assassinos. No local a perícia encontrou várias capsulas de pistola 9 mm. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios.