Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ideia do santuário de Santa Luzia em Mossoró cresce em apoio

Foto: Reprodução

Um conjunto de entidades e instituições culturais, encabeçadas pela Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (Acjus), produzirá documento oficial, em apoio à ideia da construção do santuário de Santa Luzia em Mossoró, para envio às autoridades competentes. O anúncio foi feito em reunião do projeto “Pensando Mossoró”, na noite desta quinta-feira (23), no Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques, sede da Acjus, no conjunto Abolição 2. Realizado nas últimas quintas-feiras do mês, o “Pensando Mossoró” reúne em roda de conversa dois convidados por vez, em discussão de temas de relevância para Mossoró, com membros da Acjus e de outras academias culturais. Na edição de hoje, o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade), foi convidado para discorrer sobre a proposta do santuário de Santa Luzia. Por iniciativa dele, a Câmara Municipal de Mossoró resgatou o debate sobre o santuário. O outro convidado foi o promotor Hermínio Perez Júnior, titular da 18ª Promotoria de Justiça. Ele abordou acessibilidade e mobilidade urbana, no contexto da ocupação irregular de calçadas no centro da cidade. Perez é autor de ação judicial nessa seara. Turismo religioso Ao destacar a importância do santuário de Santa Luzia para a fé e a economia, Lawrence defendeu pensar o projeto com pé no chão e responsabilidade, a fim de buscar meios necessários. “O primeiro passo é discutir com a sociedade. Fizemos contato com a Diocese e ampliaremos o debate, com audiência pública na Câmara, em abril. Depois, temos que pensar no projeto, local e orçamento, e buscar união da classe política e da sociedade, a fim de tentar recursos dos tesouros nacional, estadual, municipal”, disse o vereador. Padre Sátiro: 'Certeza que não vai faltar ajuda' Participante da reunião, membro da Acjus, o padre Sátiro Cavalcante Dantas lembrou do santuário do Lima, em Patu, e da estátua Frei Damião, em São Miguel, construído, segundo ele, com apoio da sociedade. “Então, com o Santuário de Santa Luzia, tenho certeza que não vai faltar gente para ajudar”, afirmou. O presidente da Acjus, Wellington Barreto, assegurou apoio de 10 a 12 academias à ideia. “No passado recente, houve descrédito com esse projeto, pela forma como foi encaminhado. Mas como o presidente Lawrence está buscando encaminhar, é a forma correta. Vamos abraçar essa causa”, assegurou. Outros presentes, como o empresário Elviro Rebouças, somaram-se à causa. Também na reunião, o vereador Edson Carlos (Cidadania) reiterou apoio à ideia, e o presidente da Frente Integrada do Movimento Comunitário, José Maria da Silva, reforçou o aval à proposta. Une-os, em comum, os benefícios para Mossoró advindos do santuário de Santa Luzia.

Chuvas devem continuar no RN durante o final de semana

Foto: Reprodução

Segundo o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o último final de semana de março terá céu parcialmente nublado e chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. No litoral, as temperaturas devem variar entre 22ºC durante as madrugadas e 32ºC durante as tardes. No interior, as temperaturas mínimas podem chegar a 20ºC e as máximas a 34ºC. “O inverno já está estabelecido e as chuvas já estão acontecendo de acordo com as nossas previsões. Nós teremos nos próximos dias mais chuvas acontecendo distribuídas em todas as regiões. Não temos a previsão de qual região vai receber mais chuvas, mas a tendência é que todas as regiões tenham chuvas acontecendo pelo menos até o dia 25”, afirmou o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn. Previsão dia a dia 23/03 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões 24/03 – Sexta-feira – Céu com muitas nuvens, com pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões. 25/03 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões 26/03 – Domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões

TSE mantém inelegibilidade de Wendell Lagartixa

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 6 a 1, manter a inelegibilidade do deputado estadual eleito e não diplomado, Wendell Lagartixa (PL), que foi condenado em 2019 por posse de arma de uso restrito, um crime hediondo na época. A contagem da inelegibilidade de oito anos começa a contar a partir da extinção da pena, que foi em 2021, deixando Lagartixa inelegível até 2029. A decisão sobre a inelegibilidade de Lagartixa foi confirmada após ação do Ministério Público Eleitoral, que alegou que o então candidato havia sido condenado por crime hediondo e, portanto, deveria ficar inelegível por oito anos após a extinção da pena. O ministro Ricardo Lewandowski decidiu monocraticamente determinar a recontagem dos votos, que deu a Ubaldo Fernandes (PSDB) o mandato. Houve nova sessão para julgar o pedido de Lagartixa após o pedido de agravo da decisão. Lewandowski manteve a decisão e houve a divergência por parte do ministro Carlos Horbarch, que votou pelo deferimento do registro de candidato a Lagartixa. Ele entendeu que a mudança na lei retroagiu para prejudicar o então candidato, o que, em seu entendimento, não poderia ocorrer. Na sessão, os ministros Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves acompanharam Lewandowski e o ministro Raul Araújo pediu vistas do processo. Na sessão desta quinta-feira (23), ele retomou com seu posicionamento convergindo com o entendimento de Lewandowski. Raul Araújo justificou que, no âmbito do Direito Eleitoral, onde há de prevalecer o interesse coletivo, deve levar em consideração a inelegibilidade do recorrente, ao contrário do que ocorre no Direito Penal, onde o direito individual tem que ser priorizado. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes. Lagartixa, que é o candidato a deputado estadual mais votado da história do Rio Grande do Norte com 88.265 (4,69%) votos, segue inelegível e o mandato fica com Ubaldo Fernandes (PSDB).

Mais de 60 mil raios já atingiram o RN em 2023, informa Neoenergia Cosern

Foto: Caio Vale/MN

Dados extraídos da plataforma Climatempo pela Neoenergia Cosern revelam que entre os dias 1 de janeiro e 20 de março deste ano o Rio Grande do Norte foi atingido por 60.959 raios. Esse volume de descargas atmosféricas representa um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado e já está perto de superar o total de 2022, quando foram registradas 77.382 quedas de raios no território potiguar, principalmente nas regiões do Seridó, Vale do Assu, Oeste e Alto Oeste. Somente em Mossoró, no dia 22 de fevereiro, caíram 2.239 raios. “Monitoramos, de maneira ininterrupta, a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança da equipe e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern. Perturbações no sistema e danos Os quase 61 mil raios que já caíram no estado este ano causaram 1.399 interrupções no fornecimento de energia elétrica e danificaram aproximadamente 400 equipamentos do sistema, incuindo postes, transformadores, isoladores e cabos. Além de provocar perturbações no sistema elétrico da distribuidora, a queda de tantos raios pode comprometer as instalações elétricas das residências. “A energia contida no raio sempre procura a terra”, explica Thelmo Varela, engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern. “Ao atingir uma edificação, o caminho natural que ela percorre é por meio das partes condutivas das instalações elétricas, as ferragens estruturais ou, quando existentes, os cabos e hastes específicos para essa função. Por isso, é extremamente importante que durante uma tempestade acompanhada de raios as pessoas retirem os aparelhos elétricos das tomadas como forma de prevenção a choques e danos nos eletrodomésticos”, diz o engenheiro. Do ponto de vista do risco de acidentes, a probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil – mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade. Por isso, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta um trovão (barulho característico de um raio) para se proteger dos próximos eventos: Ao ar livre, sempre mantenha distância da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não; Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva; Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la; Desconecte das tomadas, com segurança, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados; Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o116 da Neoenergia Cosern.

Em Mossoró, professora é vítima de golpe de falso gerente de banco e perde R$ 32 mil

Foto: Reprodução

Uma professora de 32 anos foi vítima de um golpe de estelionato em Mossoró, na noite desta quarta-feira (22). Segundo seu depoimento, um indivíduo ligou para ela se passando por um representante de seu banco e informou sobre uma transferência de 20 mil reais em sua conta bancária que precisava ser cancelada. adSenseBoxX Durante a conversa, o criminoso instruiu a vítima a ir a um banco específico para ajustar os dados da conta e enviou um link, alegando que seria para cancelar a transferência. O estelionatário orientou a vítima a inserir o cartão no caixa eletrônico e a fornecer informações, permitindo que ele acessasse a conta bancária. A professora acabou realizando uma transferência no valor de 32 mil reais e ainda uma compra de 5 mil reais no cartão de crédito antes de perceber que se tratava de um golpe. A Polícia Civil, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações, vai investigar o caso.

Programa “Nota Mossoró” será lançado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mossoró lançará nesta sexta-feira (24), o programa “Nota Mossoró”. A apresentação acontecerá, às 9h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A iniciativa premiará o cidadão mossoroense a cada dois meses através de sorteios. “O programa 'Nota Mossoró' está sendo pioneiro no estado do Rio Grande do Norte, onde nós vamos trazer justiça tributária, devolvendo parte daquilo que a sociedade vem contribuindo para as melhorias em nosso município”, ressalta o secretário da Fazenda de Mossoró, Ivo Franklin. O sorteio será realizado através da Loteria Federal. Para participar do programa será bem simples. “A cada R$ 30 o contribuinte terá direito a um cupom. Nesse cupom terá um número que será sorteado pela Loteria Federal, onde poderá ser contemplado com esses prêmios”, explica o titular da Sefaz. Mais detalhes do programa serão apresentados na solenidade pelo prefeito Allyson Bezerra e secretário municipal da Fazenda, Ivo Franklin.

Viva Sabiá amplia sua atuação com tecnologias sustentáveis para acesso à água

Foto: Divulgação

É cada vez mais necessário discutir sobre a escassez da água e buscar soluções para preservar os recursos hídricos. Apesar de o Brasil abrigar 12% da água doce no mundo, as áreas suscetíveis à desertificação (ASDs), no país, estão presentes em 1.488 municípios, abrangendo quase 16% do território nacional. Muitas estão no Rio Grande do Norte, que possui mais de 90% da sua área na região do polígono da seca. Neste mês de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água e são endossadas as discussões sobre o assunto, bem como alternativas para a utilização consciente da água, o grupo PetroReconcavo e a Fundação do Banco do Brasil, juntamente com a ONG AVSI Brasil, apresentam a fase de ampliação do Programa Viva Sabiá, que será lançada no dia 30 de março, na comunidade Monte Alegre I (Upanema). Criado em 2021, a partir de um diagnóstico participativo com as comunidades localizadas no entorno dos campos de petróleo, ativos do Rio Grande do Norte (Ativo Potiguar), o Viva Sabiá tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais potiguares por meio de tecnologias de convivência com o Semiárido e de práticas educativas, socioeconômicas e ambientais. Nesta fase de ampliação do Programa Viva Sabiá, estão sendo implementadas tecnologias sustentáveis de acesso à água. É por meio de 60 cisternas, 30 sistemas de Bioágua e 60 Aqualuz (que purifica a água através da luz solar), que mais de 450 pessoas terão acesso à água para o consumo humano e para a agricultura sustentável. A implementação do Aqualuz possibilitará um aumento de 960 mil litros de água para o consumo domiciliar. Com isso, os moradores das comunidades rurais podem armazenar água da chuva e reduzir a dependência do abastecimento por meio de carros-pipa. Na primeira edição do programa, 210 pessoas foram beneficiadas com 45 mil litros de água tratada por meio do sistema Aqualuz, que foi premiado pela ONU e é desenvolvido pela empresa de impacto social SDW. Ainda nesta fase de ampliação, junto à comunidade, estão sendo feitos 30 sistemas de Bioágua Familiar com apoio a uma Unidade Produtiva Agroecológica. O Bioágua reusa águas da pia, do chuveiro, da lavagem de roupas, entre outros, promovendo o saneamento rural de águas cinzas e destinando-as para o cultivo agrícola familiar. Integrada a estas tecnologias, o Programa realizará um forte trabalho de educação ambiental, através de campanhas escolares, ampliando para mais de 2000 alunos e 30 educadores a temática sobre o uso e aumento da eficiência da água e tecnologias de convivência com o Semiárido. “Temos investido em iniciativas que tragam a possibilidade de trabalhar os 3 pilares da sustentabilidade, o eixo social, econômico e ambiental tanto no curto praz. O Programa Viva Sabiá segue esta linha ao apoiar comunidades, no entorno de nossas operações, para a promoção do bem-estar e da geração de renda, integradas às soluções Eco Sustentáveis, tanto no curto prazo, com projetos que impactam de imediato a vida das pessoas, quanto no longo prazo, com programas de educação socioambiental”, explica Felipe Araujo, Diretor de Gente, Gestão & Sustentabilidade. Estratégias integradas regenerativas baseadas na convivência com a semiaridez têm demonstrado maior resiliência às condições climáticas adversas bem como tem trazido possibilidades de desenvolvimento para as populações mais vulneráveis. “A Fundação Banco do Brasil investe, há quase 40 anos, no desenvolvimento socioambiental do país, conectando as Tecnologias Sociais (TS) aos seus programas de Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Voluntariado e Ajuda Humanitária. No Viva Sabiá a integração de tecnologias vai contribuir para a transformação dessas comunidades, impactando positivamente a vida das pessoas”, falou o diretor de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil, Rogério Biruel . Desde 2001, a Fundação BB exerce o papel de certificadora de mais de 600 Tecnologias Sociais, trazendo soluções inovadoras para desafios socioambientais. O PROGRAMA VIVA SABIÁ Ainda no primeiro ano do Programa (2021-2022) cerca de 1 mil pessoas foram beneficiadas com as ações de acesso à água para consumo doméstico e humano, incluindo as ações de educação ambiental nas comunidades de Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Lajes e Livramento e Olho d'água da Onça, pertencentes aos municípios de Upanema, Caraúbas, Açu e Governador Dix-Sept Rosado. Com a ampliação, a expectativa é atingir cerca de 2.400 beneficiários diretos do Viva Sabiá. 10 contribuições sustentáveis do Programa Viva Sabiá: 1. Melhoria da saúde por meio de alimento saudável e água segura; 2. Saneamento de águas cinzas domésticas e água para consumo humano; 3. Recuperação do solo na Caatinga, combate à desertificação e aumento da biodiversidade através da agroecologia; 4. Acesso à alimentação segura e geração de renda de agricultores familiares; 5. Promoção da segurança alimentar e da agroecologia; 6. Ênfase no protagonismo feminino no cultivo dos quintais agroecológicos e renda; 7. Promoção de renda de populações mais vulneráveis, como assentados e agricultores familiares; 8. Consumo e produção sustentável e regenerativa através da agroecologia; 9. Reforço à melhoria das capacidades de convivência sustentável com o Semiárido; 10. Mobilização de recursos humanos e financeiros a partir de múltiplas fontes, com a integração de uma grande empresa do setor de óleo e gás, uma Fundação do maior banco público do País e de uma ONG e da população local.

Suspeito de armazenar pornografia infantil é alvo de busca e apreensão em Mossoró

Foto: Divulgação

Uma operação denominada “Minos” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), pelo Ministério Público em conjunto com as Polícias Civil e Militar, visando cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de um homem suspeito de armazenar arquivos com materiais de abuso sexual infantil em Mossoró. Durante a operação, celulares e mídias digitais pertencentes ao suspeito foram apreendidos. De acordo com as investigações, o suspeito consumia arquivos identificados como Child Sexual Abuse Material (CSAM), termo em inglês utilizado para se referir a materiais de abuso sexual infantil. Os materiais apreendidos serão analisados para subsidiar as investigações e identificar possíveis outros crimes eventualmente cometidos pelo suspeito.

Mais de 20 alunos da Rede municipal de Mossoró são aprovados no IFRN

Foto: Reprodução

A Rede Municipal de Ensino de Mossoró está celebrando a aprovação de 21 alunos no Exame de Seleção 2023 para Cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade integrada ao Ensino Médio oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os estudantes de 11 escolas foram aprovados em quatro cursos diferentes: Edificações, Informática, Mecânica e Eletrotécnica. Dois alunos da Escola Municipal Manoel Assis, Crisllâm Erik e Allicya Clara, conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso para o curso de Eletrotécnica. Essa unidade teve o maior número de aprovados entre as escolas da Rede Municipal, com um total de cinco. Também tiveram alunos aprovados no Exame de Seleção do IFRN as escolas Marineide Pereira, Heloísa Leão, Raimunda Nogueira do Couto, Alcides Manoel, Dinarte Mariz, Celina Guimarães Viana, Prof. Antônio Fagundes, Rotary, Sindicalista Antônio Inácio e Dr. José Gonçalves, essas duas últimas localizadas na zona rural.

Ônibus escolar e trator são incendiados no interior do RN

Foto: Reprodução

Um incêndio criminoso foi registrado na madrugada desta quinta-feira (23) no município de Lagoa Nova-RN. Segundo a Polícia Militar, os criminosos atearam fogo em um ônibus escolar da cidade de Bodó, que estava em uma oficina, além de terem incendiado um trator particular. Várias viaturas foram deslocadas para o local e iniciaram diligências na tentativa de localizar os suspeitos, no entanto, até o momento, ninguém foi preso.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.