Covid-19: governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos

Nesta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados com a medida. A dose bivalente só poderá ser tomada por pessoas que já receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço, sendo que a dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com a dose em atraso, também pode procurar as unidades de saúde. O Ministério da Saúde reforça que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação tem como objetivo “reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”, afirma a pasta. A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias. De acordo com dados divulgados pelo ministério, até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já haviam tomado o reforço bivalente, sendo que 8,1 milhões eram idosos. A ampliação da campanha de vacinação é uma medida importante para reforçar a imunização da população brasileira e reduzir a disseminação do coronavírus, principalmente diante da recente alta no número de casos e óbitos causados pela doença. A população deve seguir as orientações das autoridades sanitárias e procurar os postos de vacinação para se imunizar.
Correios prorroga inscrições para o programa Jovem Aprendiz; RN tem 47 vagas

O programa Jovem Aprendiz dos Correios oferece aos estudantes de todo o país a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, além de garantir formação técnico-profissional. E, para aqueles que ainda não se inscreveram, há uma boa notícia: as inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de abril. Os interessados devem ter entre 14 e 21 anos completos e cursar, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. É importante lembrar que só é permitida uma inscrição por candidato, sendo proibido o uso de documentos de terceiros. No Rio Grande do Norte, estão sendo ofertadas 47 vagas, todas no turno vespertino, distribuídas entre 13 municípios do estado. Para se candidatar, basta acessar o site dos Correios e preencher o formulário de inscrição. São 27 vagas em Natal, 5 em Mossoró, 4 em Parnamirim e 1 vaga em cada um dos seguintes municípios: Apodi, Assu, Areia Branca, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. O programa Jovem Aprendiz dos Correios tem um total de 4.382 vagas disponíveis em todo o país, além da formação de cadastro de reserva. Dentre as vagas, 10% são destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos ou pardos. Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o programa Jovem Aprendiz é uma importante iniciativa para a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Acreditamos que nossa juventude precisa ser motivada e estar inserida nesse momento tão importante que vivemos de retomada dos grandes projetos de desenvolvimento para o país”, destacou. Caso seja necessário alterar algum dado da inscrição já concluída, tal alteração poderá ser realizada até o término do novo período de inscrições.
Bebê de um mês morre sufocada dentro de rede em Mossoró

Uma bebê com cerca de um mês de idade faleceu na madrugada desta segunda-feira (24) em Mossoró. A criança estava dormindo em uma rede com a mãe, no bairro Alto do Sumaré, quando ocorreu a tragédia. De acordo com informações da Polícia Civil, a suspeita inicial é de que a mãe tenha dormido e caído sobre a criança, causando o sufocamento acidental. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a bebê, mas os profissionais constataram que ela já estava sem vida. O corpo da criança foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por exames de necropsia. O delegado Teixeira Júnior, da delegacia de plantão do município, afirmou que o pai da criança já foi ouvido, mas a mãe não pôde prestar depoimento devido ao abalo emocional. “Estava muito abalada, não conseguia nem andar, mas permaneceu no local até a chegada da Polícia Militar e do Samu”, disse o delegado.
Lula diz que não venderá empresas públicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, hoje (24), que não vai privatizar empresas públicas e quer atrair investimentos em novos negócios no país, em especial em energias renováveis. Lula está em viagem a Portugal e participou, nesta segunda-feira, do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos, região da cidade do Porto. “No Brasil, nós não vamos vender empresas públicas. O que nós queremos é convidar os empresários a fazerem parceria conosco naquilo que a gente precisa criar de novo”, disse em discurso para cerca de 200 empresários portugueses e brasileiros. Ele criticou a privatização de empresas nos últimos governos – como a venda da Eletrobras – e disse que um presidente precisa atrair capital externo oferecendo credibilidade e estabilidade política, social e jurídica. “Nos desfizemos de nosso patrimônio e a qualidade do serviço não melhorou”, reforçou. Segundo ele, além das 14 mil obras que estão paralisadas e que devem ser retomadas no país, o governo está apostando na indústria de hidrogênio verde no Nordeste do país e na perspectiva de estabelecer parcerias com o mundo todo na construção de usinas eólicas, de biomassa e energia solar. “O Brasil quer construir, definitivamente, políticas de parceria, nós não queremos relações hegemônicas com ninguém. Não é porque nós somos grandes que temos que ter hegemonia. Nós queremos construir parcerias com as empresas portuguesas e nós queremos que os empresários portugueses construam parceria com nossas empresas. Nós não queremos vender aquilo que já está pronto, nós queremos construir aquilo que falta fazer”, acrescentou. Taxa Selic é criticada Lula voltou a criticar o atual patamar da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, por encarecer o crédito e dificultar os investimentos no país. A Selic está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. No mês passado, pela quinta vez seguida, o Banco Central não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto do ano passado. “A verdade é que um país capitalista precisa de dinheiro e esse dinheiro tem que circular não apenas na mão de poucos, na mão de todos. É por isso que eu digo sempre que a solução do Brasil é a gente voltar a colocar o pobre no orçamento, é a gente garantir que as pessoas pobres possam participar, porque quando eles [os pobres] virarem consumidores, eles vão comprar”, disse Lula, explicando que o consumo impulsiona a atividade econômica e a geração de empregos.
Acidente envolvendo ônibus do cantor Gianinni Alencar deixa feridos na BR-226, no RN

Um acidente envolvendo o ônibus do cantor Gianinni Alencar e um carro de passeio deixou os ocupantes do menor veículo feridos, na madrugada desta segunda-feira (24), na BR-226, entre as cidades de Santa Cruz e Tangará, no Agreste potiguar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus seguia no sentido a Natal e o condutor não percebeu a entrada do outro veículo na rodovia, o que resultou em uma colisão frontal. Apesar do susto, o cantor não estava no ônibus no momento do acidente. A PRF informou que os ocupantes do carro de passeio tiveram ferimentos leves. Os motoristas dos dois veículos foram submetidos ao teste do bafômetro, que deu negativo para a presença de álcool. Porém, a polícia constatou que o motorista do carro de passeio não era habilitado. A produção do cantor emitiu uma nota explicando que o acidente ocorreu por volta das 3h40 e que o veículo atingido estava com os faróis apagados. O próprio Gianinni informou em suas redes sociais que já estava em casa quando soube do ocorrido e que “nada de mais grave” havia acontecido no local do acidente.
Bombeiros fazem buscas por jovens desaparecidos na Barragem da Farinha em Mossoró

Dois jovens desapareceram na tarde do último domingo (23) enquanto tomavam banho na Barragem da Farinha, localizada na Comunidade Chafariz, zona rural de Mossoró. Os dois são moradores do bairro Sumaré. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois amigos estavam tomando banho quando um deles começou a se afogar e o outro tentou salvá-lo. No entanto, a correnteza forte do local acabou arrastando os dois para longe, e eles não foram mais vistos. As equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram as buscas, mas até o momento não tiveram sucesso em encontrar os jovens. Devido às condições climáticas desfavoráveis, as buscas foram suspensas durante a noite, mas foram retomadas nesta segunda-feira (24).